segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
A Turma F do sétimo ano, visitou o Museu Etnográfico
Esta foi dinamizada pelas docentes Isabel Galeano e Ana Luisa Góis.
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Sabias que...
Os impostos aumentavam, a população empobrecia, os burgueses ficavam afectados nos seus interesses comerciais, a nobreza estava preocupada com a perda dos seus postos e rendimentos, o império português era ameaçado por Ingleses e Holandeses e os reis filipinos nada faziam. Até que ao despontar do dia 1 de Dezembro de 1640, o que deve ter acontecido por volta das 07:00h entram no palácio real cerca de 40 nobres portugueses, conhecidos pelos «conjurados», que rapidamente controlam a guarda de tudescos. Lisboa revolta-se e é imediatamente apoiada por muitas comunidades urbanas e concelhos rurais de todo o país.
Em 12 de Outubro, em casa de D. Antão de Almada, hoje Palácio da Independência, reuniram-se D. Miguel de Almeida, Francisco de Melo e o seu irmão Jorge de Melo, Pedro de Mendonça Furtado, António de Saldanha e João Pinto Ribeiro. Decidiu-se então ir chamar o Duque de Bragança a Vila Viçosa para que este assumisse o seu dever de defesa da autonomia portuguesa, assumindo o Ceptro e a Coroa de Portugal.
No dia 1 de Dezembro de 1640 foi restaurada a independência de Portugal, assumindo o trono o Duque de Bragança com o título de D. João IV.
Discentes: Adriana Fernandes, Ana Silva, Sara Gonçalves - 9ºA
Sabias que...
No dia 1º de Dezembro assinala-se a restauração da Independência de Portugal. Falecido o cardeal-rei D. Henrique, em 1580, sem ter designado um sucessor, Filipe II de Espanha, neto do rei português D. Manuel I invadiu Portugal e submeteu-o a 60 anos de domínio. Foram três os reis espanhóis que governaram Portugal entre 1580 e 1640 – Filipe I, Filipe II e Filipe III. A capital do Império passou a ser Madrid e Portugal foi governado como uma Província espanhola. Como é natural, os portugueses viviam descontentes e compreendiam que só uma revolução bem organizada lhes poderia trazer a libertação. Assim, no dia 1 de Dezembro de 1640, um grupo de 40 fidalgos dirigiu- -se ao Paço da Ribeira onde estavam a Duquesa de Mântua, regente de Portugal, e o seu Secretário, Miguel de Vasconcelos. A Duquesa foi presa e o Secretário morto. Foi assim que Portugal recuperou a sua independência, sendo D. João IV Duque de Bragança, aclamado rei, com o cognome de "O Restaurador".
Trabalho elaborado por: Carolina & Pedro Gonçalo - 9ºA
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
8ºE - Visita de Estudo à Nau Sta Maria de Colombo
Data: 10 de Novembro de 2009.
A Turma E do 8.º ano, realizou uma visita de estudo à nau Sta Maria de Colombo na passada 3.ªFeira. Integrada na disciplina de História, no âmbito dos descobrimentos e da História da Madeira, esta visita foi organizada e dinamizada pelas professoras Isabel Galeano e Sandra Ferrer.
Em baixo encontram-se alguns momentos captados pela objectiva da câmara...
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
16 de Outubro - Feriado Municipal em C.ª Lobos
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
5 de Outubro é feriado. Porquê?
Na manhã do dia 5 de Outubro de 1910 foi proclamada a República, pondo assim fim à Monarquia que, em Portugal, durou quase oito séculos.
A bandeira republicana foi hasteada na Madeira na fortaleza de S. Lourenço às 15:45 pela comissão municipal republicana, tocando a filarmónica o novo hino nacional.
Após a proclamação da República foi criado um governo provisório presidido pelo Dr. Teófilo Braga, que governou Portugal até ser eleito o primeiro Presidente da República, em Agosto de 1911. O primeiro presidente eleito foi o Dr. Manuel de Arriaga.
O governo provisório tomou várias medidas:
- adoptou-se uma nova bandeira;
- criou-se um novo hino nacional;
- a moeda passou a ser o escudo em vez do real.
Será que sabes…
… Como se chama o nosso hino que foi criado em 1911?
… Qual a letra do hino nacional?
… Como se chamou o último rei de Portugal?
… Como se chama o actual Presidente da República?
terça-feira, 14 de julho de 2009
Acção de Formação “Apontamentos Para a História do Cinema no Funchal (1897 – 1930) ”
Isabel Galeano
História do cinema
segunda-feira, 29 de junho de 2009
Dia Um de Julho – Dia da Região
Lema: Das ilhas, as mais belas e livres
Do vale à montanha e do mar à serra,
Teu povo humilde, estóico e valente
Entre a rocha dura te lavrou a terra,
Para lançar, do pão, a semente:
Herói do trabalho na montanha agreste,
Que se fez ao mar em vagas procelosas:
Os louros da vitória, em tuas mãos calosas
Foram a herança que a teus filhos deste.
Por esse Mundo além
Madeira teu nome continua
Em teus filhos saudosos
Que além fronteiras
De ti se mostram orgulhosos.
Por esse Mundo além,
Madeira, honraremos tua História
Na senda do trabalho
Nós lutaremos
Alcançaremos
Teu bem-estar e glória.
Este é o dia para celebrar 500 anos de uma longa e bela História, feita de homens e mulheres de coragem e orgulhosos do seu solo…
Concordas com este dia? Porquê? O que sabes da tua região?
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Dia Dez de Junho
Porque este é o dia em que se assinala a morte de Luís Vaz de Camões em 1580. E quem melhor que o poeta que cantou as glória de Portugal para simbolizar o povo luso?
Este dia é importante para nos lembrarmos que somos uma grande nação com mais de oito séculos de História. Demos “mundos ao mundo” com a aventura das descobertas, que ainda hoje podemos sentir, graças a uma comunidade de milhões de falantes de português espalhados pelo mundo, o que faz da nossa língua a sétima mais falada do mundo.
Este é, também, o dia das comunidades portuguesas, que temos que lembrar, pois são cerca de 4 806 353 milhões de pessoas que levam a nossa língua, a nossa bandeira, o nosso hino e a nossa cultura pelo mundo.
E tu? Concordas com a comemoração deste dia? Porquê?
domingo, 7 de junho de 2009
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Sarau “À Conversa com os nossos avós …”
Com os objectivos de dar a conhecer à comunidade educativa o dia-a-dia dos nossos “avós” e fomentar um salutar convívio entre gerações, o grupo de História organizou em colaboração com o ATL de Câmara de Lobos, o Lar e Centro de Dia de Câmara de Lobos, o professor Orlando Freitas e com a turma E do sétimo ano de escolaridade um pequeno sarau. Esta actividade contou com a apresentação de duas peças de teatro, com uma pequena demonstração de capoeira, momentos musicais, e com uma sessão de questões feitas pelos nossos alunos direccionadas para os idosos de Câmara de Lobos sobre como era a realidade madeirense à quarenta anos atrás. O sarau terminou com a oferta por parte da nossa escola de um pequeno lanche para os participantes desta actividade, e que foi do agrado de todos.
Isabel Galeano
Comemoração do 25 de Abril
“Foram dias foram anos a esperar por um só dia. Alegrias. Desenganos. Foi o tempo que doía com seus riscos e seus danos. Foi a noite e foi o dia na esperança de um só dia.”
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Acção de Sensibilização “Os Primórdios do Cinema na Madeira”
Com o objectivo de dar a conhecer um pouco melhor a História da Madeira, a professora Ana Paula Almeida, dinamizaram esta acção de sensibilização aos discentes do 9º C e do 9º D. Nesta acção os discentes puderam ficar a conhecer um pouco da História do Cinema em geral e da História do Cinema na Madeira em particular. Os discentes visualizaram excertos de filmes antigos produzidos na Madeira por madeirenses e por “cineastas” estrangeiros, que suscitaram grande curiosidade aos formandos. Feita a avaliação da acção pelos alunos, estes consideraram esta iniciativa interessante e importante para a sua formação pessoal.
A Delegada do Grupo de História
quarta-feira, 22 de abril de 2009
terça-feira, 21 de abril de 2009
Acção de Sensibilização “Património e Arqueologia”
Isabel Galeano
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Semana da História de 15 a 22 de Abril de 2009
- Dar a conhecer à comunidade educativa os trabalhos desenvolvidos pelos alunos sobre Etnografia e História da Madeira;
- Despertar o interesse dos alunos para a realidade histórica;
- Aliar aprendizagem e divertimento;
- Integrar as novas tecnologias na Semana da História;
- Proporcionar momentos de convívio na comunidade educativa.